Já te contei?...

Porque há coisas que às vezes ficam por contar...

quinta-feira, 8 de março de 2007

50 Anos de RTP

Pode parecer "matarruano", mas não deixa de ser enternecedor... a RTP celebrou ontem 50 anos de emissões contínuas, sendo que durante mais de trinta anos, foi a única a passar nos nossos ecrãs de televisão.

Para comemorar o acontecimento, foi organizada uma gala, apresentada por vários funcionários da "televisão pública". Não vi o programa todo (acho que nem metade!), mas do pouco que vi, consegui confirmar a importância que a televisão já teve na vida dos portugueses (ou pelo menos na minha) e que se foi desvanecendo.

Recordo frequentemente, em conversa com amigos, os serões em que o país parava para assistir a programas como o "Festival da Canção", a "Miss Portugal" ou os "Jogos sem Fronteiras". Toda a gente via a mesma telenovela, toda a gente via o mesmo Telejornal. Éramos, de facto, pequenos... mas "small is beautiful". ;)

Durante todo o programa foram mostrando spots de anúncios e de programas que passaram desde o início do funcionamento da RTP, e a verdade é que não pude deixar de sentir uma enorme saudade e nostalgia dos meus tempos de criança. Ainda sei as músicas dos anúncios e dos genéricos dos programas de há 20 anos atrás!

Se revejo imagens que vi há 15/20 anos atrás (as anteriores a isso são bastante ténues para me lembrar) e sinto esta saudade tão grande - não no sentido de querer voltar a viver as mesmas situações, mas por ser tão bom recordá-las -, imagino aqueles que assistiram ao início...

Para a minha geração, deixo aqui um genérico que vos vai trazer à memória muitas manhãs e fins de tarde de boa disposição. Já não há programas destes! (Imaginem daqui a 20 anos os jovens a recordarem o Noddy com nostalgia...)

4 Comments:

At sexta-feira, março 09, 2007, Anonymous Anónimo said...

Adorei a gala.. achei que estava mesmo muito bem feita, mas vi tudo :p nada que se compare com as porcarias de "galas" q têm feito na TVI. Esta foi a sério... tb me senti nostalgica e com saudades de alguns programas... foi muito giro reviver uma série de coisas que já nem me lembrava... muito bom ;)

 
At segunda-feira, março 12, 2007, Blogger Filipe Roque said...

Não comento a gala, porque fiz questão de não ver. Obrigado Naná, pelo serviço publico que prestaste aqui com o video da rua sesamo. Para quando os tão afamados videos: "É bom ginasticar", "Tenho orgulho em ser uma vaca" ou "Oh bolachinha!..."

 
At segunda-feira, março 12, 2007, Blogger Náná said...

Porque os desejos dos meus leitores são ordens:

"Vem ginasticar"
http://www.youtube.com/watch?v=6gjNhh2lAs8

"Tenho orgulho em ser uma vaca"
http://www.youtube.com/watch?v=44-eTs4qU54

O da bolachinha não encontrei, mas fica aqui o das campainhas!!
http://www.youtube.com/watch?v=yGbfBALX76U

Aaaaaahhhhhh... Bons tempos...

 
At segunda-feira, março 12, 2007, Blogger Filipe Roque said...

É por estas e por outras que sou assíduo no "Já te contei?" Puro entertenimento... Bravo!

 

Enviar um comentário

<< Home