Já te contei?...

Porque há coisas que às vezes ficam por contar...

terça-feira, 4 de abril de 2006

Grafitters em fúria

Já aqui falei da Rua do Alecrim. Aquela que desce do Largo Camões para o Cais do Sodré. Uma das minhas favoritas de Lisboa, daí a minha indignação.

Quem conhece, já deve ter reparado que o grafitti invadiu as paredes de quase todas as casas, desde as abandonadas e sujas até às mais elegantes como o Hotel do Chiado, ou os “Terraços de Bragança”.

Nada escapa à fúria dos grafitters que, por um risco, um desenho, um símbolo (?), põem em causa a qualidade estética (um pouco violada pelas construções mais recentes, admito) de uma rua que nos transporta às descrições queirosianas da Lisboa daquela época. Aliás, até o próprio Eça já foi brindado com rabiscos de spray de um “artista” mais destemido. Vidros, caixas de electricidade, toldos, portas… tudo é perfeito para ser rabiscado.

Um dia destes vi aquilo a que chamo “sentido de oportunidade”: uma carrinha parada à porta de um dos comerciantes que ainda não perdeu a paciência e a vontade de ter as paredes limpas (nem que seja por um dia ou dois), com publicidade a uma empresa de limpeza de grafittis. Qualquer coisa – com um gosto questionável – como “grafittikiller”. Não sei que técnica utilizam, mas parece-me um bocado banha da cobra. De qualquer forma, é de louvar o “olhinho” que tiveram para a coisa. Desde que arranjem forma de acabar com aquele crime contra os nossos olhos, fantástico!

E que tal uma “moldura penal” para punir os desvairados das latinhas coloridas? Ou então mandem-nos para um sítio cheio de paredes para eles exercitarem os dedos (leia-se, carregando nos vaporizadores das latas), mas longe da nossa vista! Enfim, faça-se qualquer coisa para que eles percebam que, apesar de eles terem o direito de se expressar, os proprietários das casas e lojas têm o direito de ter as suas paredes e vidros limpos!

Há algumas coisas que me irritam e me fazem tomar posições radicais.
Esta é uma delas!

1 Comments:

At quarta-feira, abril 05, 2006, Anonymous Anónimo said...

Já viste os novos graffities que estão a pintar nas paredes do campo do Luso e no túnel do Barreiro? No Domingo passado parei lá para ver os DREADS a pintar e lá tava o Tota e os demais artistas da "arte"! Grafitis de qualidade SIM, TAGS (assinaturas) NÃO! Junto me à tua luta! Vamos nomear comissões de vigilância em cada bairro para açoitar esses malandros em pleno acto!!

 

Enviar um comentário

<< Home