Já te contei?...

Porque há coisas que às vezes ficam por contar...

sexta-feira, 9 de março de 2007

Mais um muro que cai

Desde a invasão das tropas turcas em 1974, O Chipre está divido entre a parte sul, habitada por gregos, e a parte norte, habitada por turcos. A parte grega é reconhecida pela comunidade internacional, enquanto que a parte norte apenas é reconhecida pela Turquia. Este é precisamente um dos calcanhares de Aquiles da Turquia, que por este motivo via mais um entrave à sua adesão à União Europeia, mas que pode agora estar em vias de resolução.

Isto porque depois de mais trinta anos de divisão física, os cipriotas gregos dão um passo na aproximação aos cipriotas turcos, derrubando o muro que dividia a cidade de Nicósia. Uma espécie de déjà vu, em relação ao que aconteceu em Berlim, mas obviamente em proporções mais modestas, até porque os contextos são diferentes.

Espera-se agora que os cipriotas turcos façam a sua parte, retirando as suas tropas do local, possibilitando a livre circulação entre as partes norte e sul da ilha.

São boas notícias para o Chipre, enquanto Nação, para a Europa, enquanto continente, mas talvez não sejam tão boas para aqueles que, como eu, são reticentes quanto à entrada da Turquia na UE...

Fiquemos antentos.