Já te contei?...

Porque há coisas que às vezes ficam por contar...

quinta-feira, 13 de abril de 2006

Perdoai-me, Senhor, porque pequei...

A cada dia a Igreja Católica atenta contra o meu catolicismo. Isto porque, para além de certas posições extremadas - aceitáveis, mas não compreensíveis - ainda há coisas que nos conseguem surpreender...

Refiro-me à notícia que ouvi hoje de manhã e que me deixou, literalmente, de boca aberta: "Passar demasiado tempo a ler jornais, ver televisão ou a navegar na Internet pode ser considerado pecado com a obrigatoriedade de ser confessado. O Vaticano recupera, assim, um ritual do passado com uma lista de novos pecados, sinal dos novos tempos."

Não posso acreditar... Mas nem sequer é dia 1 de Abril! E parece-me um assunto demasiado sério para se fazerem brincadeiras. Sempre admiti que o Vaticano é um "mundo à parte", mas isto chega a ser ridículo. E para quem deveria querer cativar fiéis, não me parece uma posição muito inteligente.

Faz-me lembrar a altura (que, obviamente, já não apanhei) em que as missas eram ditas/lidas em latim - talvez por ser uma língua acessível ao mais comum dos tugas, quem sabe!? A verdade é que, não sendo de todo perceptível, não podiam surgir dúvidas... A Igreja Católica sempre tão generosa, a querer poupar os seus fiéis à utilização dos neurónios... Felizes os ignorantes!

Numa altura da minha vida em que estava (e estou (?)...) a empreender uma reconciliação e uma aproximação com esta instituição, sinto-me, no mínimo, defraudada...

Mas há mais: pasmem! Há o perdão... Saibam mais, aqui.

1 Comments:

At quinta-feira, abril 13, 2006, Blogger Filipe Roque said...

Alguns anos atrás eu, o Tiago e o David fomos a Itália. Estávamos nós a tentar entrar no vaticano e um segurança vestido tipo "Man in Black", quase porteiro de disco, barrou-nos a entrada... Porquê? Porque estávamos de calções. Saias e calções são proibidos. Então disse-nos: "Não se preocupem podem alugar umas calças ali naquela banca por apenas 30000 liras (15euros)" Então havia um padre a alugar calças e panos para tapar as senhoras, a contar um maço de notas com um crucifixo mesmo na parede atrás dele. Lembrei-me na altura da passagem da Biblia que diz algo do tipo: "Não farás negócio com a imagem de Deus." Mostro-te a foto que tirei um dia destes... Feliz Páscoa! Não percas a fé :)

 

Enviar um comentário

<< Home