Já te contei?...

Porque há coisas que às vezes ficam por contar...

domingo, 25 de março de 2007

50 anos de UE


Celebra-se hoje o cinquentenário da assinatura do Tratado de Roma, que viria a fundar a CEE. Nos últimos 50 anos, assistimos a mudanças que alteraram muito directamente o nosso dia-a-dia, desde a livre circulação de pessoas e capitais, até à utilização de uma moeda única em quase todos os países da UE, que começaram por ser 6 e agora já somam 27.

Uma figura difícil de definir (que não encaixa nas figuras que conhecemos - como os Estados, ou as Federações), mas que se foi imbricando nas nossas vidas e hoje faz parte da nossa história, do nosso presente e fará, certamente, parte do nosso futuro. Em que moldes, não se sabe.

De qualquer modo, temos que dar os parabéns a esta instituição que merece o nosso respeito, quer pelos princípios que defende, quer pelo desenvolvimento que, inegavelmente, trouxe a Portugal e a outros países da Europa.

Bem sei que muitos portugueses passam ao lado desta "coisa híbrida" que já nos absorveu. Por isso mesmo, e como sou amiguinha, deixo-te aqui algumas informações que podem ser úteis e que todos nós deveríamos saber...