Já te contei?...

Porque há coisas que às vezes ficam por contar...

quarta-feira, 28 de março de 2007

Grande Portugal

Diz que foram a votos os grandes portugueses… Do universo de todos os portugueses, foram sendo efectuadas várias votações, reduzindo-os gradualmente até chegarmos aos dez mais votados (corrijam-me se estou errada, visto que estive um pouco alheada de todo o processo).

Depois de algumas semanas a “apresentar” os dez candidatos ao título de “O Maior Português de Sempre” e de algumas polémicas paralelas que (consta) foram surgindo, eis que chega o dia da votação final.

Surpresa das surpresas (ou não, ou não…) esta foi a classificação final:

1º António de Oliveira Salazar - 41,0%
2º Álvaro Cunhal - 19,1%
3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0%
4º D. Afonso Henriques - 12,4%
5º Luís de Camões - 4,0%
6º D. João II - 3,0%
7º Infante D. Henrique - 2,7%
8º Fernando Pessoa - 2,4%
9º Marquês de Pombal - 1,7%
10º Vasco da Gama - 0,7%

De facto, um país que tem na ponta da língua os valores da liberdade e da democracia, surpreende pelas escolhas que faz – enfim, não generalizemos à maioria dos portugueses, afinal, “só” houve 159.245 votos – ou então há para aí muito recalcamento dissimulado… de resto, basta entrar num táxi, para encontrarmos um condutor mais insatisfeito que, à primeira hipótese se sai com um: “o que faltava aqui era um Salazar para endireitar isto tudo!” (ou isso ou um grupo de talibans – mas os mais “pacifistas” optam sempre pela primeira hipótese).

É o que temos…

2 Comments:

At quarta-feira, março 28, 2007, Anonymous Anónimo said...

Com um grupo de candidatos destes quem queriam que fosse o 1º? Mas também quem teve ideia de fazer um concurso tão idiota. Onde estão tantos candidatos ilustres como o Cristiano Ronaldo ou mesmo o Luis Figo? Que raio de país...!!!

 
At quarta-feira, março 28, 2007, Anonymous Anónimo said...

Olha, mais uma mostra da tristeza de povo que somos...
Se pensarmos bem faz sentido, Salazar tem 10x mais votos que Camões, parece-me que neste país as pessoas que não sabem respeitar uma democracia são (pelo menos) 1000x mais que aquelas que sabem ler, escrever e falar correctamente Português...

 

Enviar um comentário

<< Home