Já te contei?...

Porque há coisas que às vezes ficam por contar...

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Algumas informações sobre a minha desgraça


A sinusite é uma infecção dos seios perinasais. Dá origem ao aparecimento de dor na face, obstrução e fluxo nasal. O diagnóstico é relativamente fácil, mas o tratamento pode ser mais ou menos prolongado, consoante se trate de uma sinusite aguda ou crónica.

Os ossos em torno do nariz têm no seu interior cavidades cheias de ar (seios perinasais). Estas cavidades são revestidas por uma mucosa que produz muco. O muco sai destas cavidades em direcção ao nariz através de pequenos aberturas. Quando ocorre inflamação da mucosa surge um aumento da produção de muco e obstrução dos orifícios de drenagem. O muco fica assim impedido de sair, surgindo um bom ambiente para o desenvolvimento de infecção. A sinusite é precisamente a inflamação e infecção dos seios perinasais.

O primeiro passo para o diagnóstico é a identificação dos sintomas de sinusite e despiste de factores de risco (constipação recente, alergias, fumo do tabaco). A percussão/palpação da área dos seios perinasais provoca dor.

A inflamação e o aumento da produção de muco estão na base do desenvolvimento da sinusite, pois provocam a obstrução da drenagem dos seios perinasais, com a consequente acumulação de muco e o rápido desenvolvimento de vírus e/ou bactérias. Estas alterações dão origem ao aparecimento dos sintomas.

Na sinusite aguda os sintomas são mais intensos e duram menos tempo. A sinusite crónica está associada a uma sintomatologia mais subtil e a uma duração mais arrastada no tempo. Ambas as situações são curáveis, se bem que a sinusite crónica possa exigir um tratamento mais prolongado.

Basicamente, fico intratável. Daí este "silêncio".

Voltarei, em força, assim que a época "sinusital" terminar.

1 Comments:

At terça-feira, maio 16, 2006, Anonymous Anónimo said...

Não se preocupe.
Depois de 2 de Setembro isso passa.

 

Enviar um comentário

<< Home