Já te contei?...

Porque há coisas que às vezes ficam por contar...

sábado, 20 de outubro de 2007

Pica-ponto

Enquanto pondero o ponto final no "Já te contei?..." vou fazendo updates quase semanais para não deixar morrer o espaço. De resto há algumas coisas que ao longo dos dias me vou lembrando, mas acabo por não ter tempo (cá está a desculpa de sempre) para passar para a blogosfera.

Não necessariamente por esta ordem de surgimento:

1. Penso que todos - ou pelo menos os mais-ou-menos-europeístas como eu - devemos estar orgulhosos no que respeita ao consenso sobre o novo Tratado da União Europeia, que será por todos conhecido como "Tratado de Lisboa". Com cedências de parte a parte, lá se conseguiu convencer os mais renitentes e parece que é desta que se firmam as assinaturas no papel.
Assunto distinto é a ratificação do mesmo... que já começa a dar que falar. Pessoalmente, tal como já exprimi várias vezes, não concordo com o referendo ao Tratado. Por várias razões, mas sobretudo porque tenho noção de quanto se gasta na preparação de um referendo - e são largos milhares de euros que deixam de ser utilizados em coisas mais úteis (como comprar um novo Série7 aos nossos ministros) - e porque tenho consciência de que 90% dos portugueses não sabem nem querem saber o que é o Tratado, para que serve, qual o seu conteúdo, e de que forma pode afectar as nossas vidas. Isto porque "a Europa" é coisa que ainda está longe de muita gente... Bem mais longe que dois referendos ao aborto e outro à regionalização, que nem tiveram votos suficientes para serem vinculativos. Os portugueses não merecem outro referendo. Para além disso, mal ou bem, elegemos os deputados da Assembleia da República para nos representarem e defenderem os nossos interesses. E na verdade, "ninguém" é mais especializado que eles para fazê-lo. Já que lhes pagamos tão bem, que valham os euros que saem dos nossos bolsos.

2. Por outro lado, continuo a saciar a sede de saber. E cada gole que tomo, com mais sede fico (aqui os marginalistas que me perdoem, mas a necessidade neste caso aumenta, ao contrário do que era suposto). Os mais próximos já me "acusam" de pensar como uma jurista. A verdade é que quanto mais aprendo, mais me apercebo das barbaridades que pensava (e que muitos pensam - porque também há, à semelhança dos treinadores de bancada, os juristas de bancada...) e daquilo que não sei.Infelizmente, porque sou humana e perecível - a médio-longo prazo, mas sou) o grau de satisfação que tiro desta aprendizagem cresce proporcionalmente ao cansaço que se apodera de mim. Diz que quem corre por gosto, não cansa (e não ponhas os lençóis pelo meio, porque isto é a sério), mas a verdade é que estou EXAUSTA.

3. Comecei esta semana (porque na verdade ainda tinha uma hora livre por dia, lembras-te?) aulas de espanhol. Já há muito que queria começar, mas o facto que a entidade empregadora patrocinar, não podia ser mais a calhar. Não sei onde vou arranjar mais tempo para estudar. Na verdade acho que não vou estudar, vou aplicar-me ao máximo nas aulas, e depois apelo ao meu "salero" natural... LOL!

4. Visitei hoje as ruínas romanas da Baixa Pombalina (ou parte delas, até porque o acervo não está todo acessível ao público - nem sequer a descoberto) num dos edifícios do BCP - já que tiveram o investimento, que lhes seja dado crédito por isso... Impressionante o que se pode encontrar debaixo do chão. Marcas "vivas" de civilizações que ocuparam o mesmo espaço ao longo de séculos e séculos! Fantástico. Recomendo. Não demora mais que uma hora, com explicação de uma guia, que destaca os pontos que na nossa ignorância nos escaparia "a olho nú".

E porque a memória me falha, os manuais me chamam, e o tempo é escasso, fico por aqui, por hoje, com o desejo (não a promessa) de escrever com mais regularidade.

2 Comments:

At segunda-feira, outubro 22, 2007, Blogger MoonnooM said...

Queria muito poder comentar este post, visto q concordo com os itens expostos!:D Massss, como estou no work e apenas posso dispender mt pouco tempo, venho por este meio pedirrrrrrrr porrrr favorrrr que não abandones o teu blog!!!! Fonte de inspiração para tantos de nós! lololol
Pff reconsideraaaaa! Nem q venhas uma vez por mês não desistas de algo q depois terás saudadeeesssss!!!:P

Um beijinhoooo enorme e força com os teus projectos, mesmo com o blog!;)

 
At terça-feira, outubro 23, 2007, Anonymous Anónimo said...

Passei pa deixar um beijinho e desejar que não desistas do blog.Eu pelo menos gosto muito de ler...

 

Enviar um comentário

<< Home