Not in the mood...
Ando sem vontade de escrever.
E sem tempo. E sem espaço (sobretudo mental).
Preciso de ar.
Porque há coisas que às vezes ficam por contar...
Ando sem vontade de escrever.
Há na nossa história episódios dos quais nos podemos orgulhar, e outros que nos poderão eventualmente causar alguma vergonha ou repudia, de qualquer modo, quer se queira, quer não, eles existiram.
Isto vem a propósito de um programa de rádio que ouvi hoje de manhã, no qual a locutora fez referência aos acontecimentos que celebram nesta data o seu aniversário. Nenhum dos cinco ou seis que mencionou, nacionais e internacionais (todos tão marcantes que não consegui fixar nenhum), reportava ao ano de 1926, quando se deu o Golpe de Estado que viria a culminar na implantação da Ditadura Militar que governou o nosso país por mais de 40 anos.Nada como um fim-de-semana de descanso com direito a soneca até às 11h00 e sesta de duas horas a meio da tarde... (Já nem me lembrava da última vez em que isso aconteceu!)
Diz que o Executivo Camarário do Barreiro paga a 4 dos seus jovens assessores cerca de 3.500,00€ por mês. Não seria motivo de surpresa não fosse este executivo maioritariamente composto por membros do PCP, cuja ideologia defende a igualdade de direitos entre trabalhadores e o benefício dos mais desfavorecidos na luta contra o capital (definição redutora, bem sei, mas basicamente é isto).
Mais surpreendente se torna, quando o valor anual pago a estes recém-licenciados é o TRIPLO do que o mesmo Executivo investe em Habitação Social (já para não falar do estado VERGONHOSO das estradas do Barreiro). Parece-me a mim, que até me “acusam” de ser de direita (nos dias de hoje parece ser crime não ser de esquerda, seja lá o que isso significa e de que forma é materializado), que há uma ligeira distorção na distribuição de riqueza e na promoção da igualdade (valor maior do comunismo).… e não é verde.
Ainda que com algum vento e sem coragem para entrar na água, declaro aberta a minha época balnear 2007, com direito a soneca e consequente escaldão nas partes do corpo onde me esqueci de pôr creme.
Dizem os entendidos que só a partir de ontem é que começámos a ganhar dinheiro para nós, isto é, o valor que recebemos até aqui é o equivalente ao que pagamos de contribuições por ano, pelo que cinco meses do nosso trabalho servem para pagar aquilo que mal se vê no nosso país.
É verdade que nos países escandinavos, os contribuintes só deixam de "trabalhar para o fisco" no dia 10 de Julho, mas a qualidade dos serviços providos pelo Estado não se comparam aos nossos, já para não falar da qualidade de vida em geral (excepção feita à meteorologia, e às taxas de suicídio, obviamente).Há uma teoria que defende que a melhor forma de quebrar o gelo com alguém é através da demonstração de interesse por um assunto que para si seja estimulante, ou que essa pessoa domine (desde a receita de mousse de morangos, passando pela questão do emprego a nível nacional, ou até pelas instalações da rede de cabos de electricidade ou telecomunicações via satélite), ainda que não se perceba muito sobre a matéria.
Aliás, a sensação de que nos está a transmitir informação nova e interessante é essencial para que se aproxime (mentalmente) de nós e nos confira um estatuto de bom interlocutor.Voltei esta semana, depois de um mês de “balda” (em que valores mais altos se levantaram) à pratica regular de exercício físico. Resumindo, uma aula de Pump e outra de Combat, e fiquei KO.
…maiores clubes de Futebol da sua história na luta pelo campeonato nacional. Numa altura em que era suposto andarmos todos com as emoções ao rubro, auto-excluo-me dessa febre nacional e vou aproveitar o fim de tarde de domingo para fazer qualquer coisa bem relaxante…

Hoje aproveitei a agenda livre à hora de almoço e fui matar saudades.
É uma sensação muito boa, rever (ainda que não tenha passado assim tanto tempo) os lugares e os momentos que ali passei. E melhor, ser recebida com um sorriso pelas pessoas com quem há todo este tempo não estava: a senhora da mercearia que me escolheu as melhores tangerinas, o senhor do café que me garantiu que fez hoje aquela sopa de agrião que eu adoro porque tinha a certeza que eu lá ia, em vez da sopa de alho francês que ele sabe que eu gosto menos…
Por acaso algém está interessado em acompanhar-me ao mega concerto que o George Michael vai dar este sábado em Coimbra? Os bilhetes mais baratinhos custam "apenas" 30,00€...
Agora que já recuperei as horas de sono, consegui arranjar um bocadinho para actualizar o "Já te contei?..." e para te fazer um resumo (alargado) da minha mais recente viagem.
Já cheguei. Estou de volta ao trabalho. E encontrei a minha secretária cheia de papelada para organizar, post-its com recados, e-mails com trabalhos para fazer…